Pesquise aqui

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A VAGA - O surf mora na filosofia



O documentário A VAGA é resultado Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do Instituto de Artes do Pará, baseado em textos de Gilles Deleuze e Daniel Lins, Danielle Fonseca aborda a relação do surf com a arte e a filosofia.
Tem participações especiais de artistas e surfistas de vários lugares do Brasil e da França, como Rico de Souza, ícone do surf brasileiro, o músico João Donato, os escritores Alberto Pucheu e Felipe Stefani, além de Gibus de Soultrait da revista Surf Session, Alex Cavalcante, precursor do surf no Pará e da monja zen budista, a Monja Isshin, de Porto Alegre.O surf nesse filme, literalmente, Mora na Filosofia.

Videoarte documental, A vaga mostra o surf por outro ângulo. Esqueça os vídeos com manobras espetaculares, montagem acelerada e música hardcore. As imagens da artista visual e cineasta paraense Danielle Fonseca reflete com calma sobre o ato de surfar, abordando a relação do esporte com a arte e a filosofia, trazendo poemas de Alberto Pucheu, além de trechos de textos do filósofo francês Gilles Deleuze, que apesar da saúde frágil (e de nunca ter se aproximado de uma prancha em sua vida) conseguiu dar, em seu Abecedário, uma dimensão filosófica ao surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário