Pesquise aqui

terça-feira, 12 de julho de 2011

RAÍZES E HISTÓRIA DA LUTA OLÍMPICA

Marcos primeira

Os primeiros traços reais do desenvolvimento da luta remontam aos tempos dos sumérios , 5000 anos atrás. O Épico de Gilgamesh escrito em caracteres cuneiformes, as esculturas e os baixos relevos, inúmeras fontes que revelam as primeiras competições refereed, acompanhada por música. Há também muitos vestígios históricos e arqueológicos de wrestling no Egito Antigo . Entre eles, vale a pena mencionar, em especial os desenhos descobertos nas tumbas de Beni-Hassan representando 400 pares de lutadores. Estes desenhos, assim como muitos outros vestígios, testemunha a existência de corporações de lutadores no Egito Antigo, as regras de wrestling e códigos de arbitragem.

Para os gregos , wrestling era uma ciência e uma arte divina, e que representava a formação mais importante para os homens jovens. Atletas lutaram nu, com os seus corpos revestidos com azeite e coberta com uma camada de areia muito fina para proteger a pele do sol ou do frio durante o inverno. Depois de wrestling, que raspou esta camada off com um instrumento chamado estrígil e lavou-se com água limpa. Lutas foram semelhantes aos de luta livre, como mostra de desenhos e inscrições a partir desse momento. O competidor que primeiro jogou sua primeira oponente ou o derrubou - ou nas costas, quadris, peito, joelhos ou cotovelos - foi proclamado vencedor.

Durante os antigos Jogos Olímpicos , a partir de 708 aC, wrestling foi a disciplina decisiva do pentatlo . Na verdade, foi a última a disciplina a ser realizada - após o disco, do dardo, salto em distância e corrida a pé - e é designado o vencedor do pentatlo, o único atleta coroado dos Jogos. O mais famoso de todos os lutadores foi Milon de Crotona (aluno do filósofo Pitágoras), seis vezes campeão olímpico (540-516 aC), dez vezes campeão dos Jogos ístmica, nove vezes vencedor dos Jogos de Neméia, e cinco vezes vencedor dos Jogos Pythic. Diz a lenda que quando ele tentou lasca uma árvore com suas próprias mãos, seus dedos ficaram presos na divisão tronco de árvore e foi devorado por um leão.

Ruptura e restauração

Wrestling na época romana foi desenvolvido com base no legado dos Etruscos ea restauração dos jogos gregos. Wrestling era o esporte favorito dos jovens aristocratas, soldados e pastores. De acordo com Classius Dion, a palestra esteve na origem do sucesso militar dos romanos. Em 393, o imperador Teodósio I proibiu todos os jogos pagãos e proibiu os Jogos Olímpicos. Valores olímpicos afundou na Idade Média escuro, mas eles estavam sempre latente, sem deixar de existir. Durante a Idade Média e da Renascença , wrestling era praticado pela elite social, em castelos e palácios. Numerosos pintores e escritores famosos de luta livre e incentivado a sua prática: Caravaggio, Poussin, Rembrandt, Courbet, Rabelais, Rousseau, Montaigne, Locke, etc É também interessante mencionar que o primeiro livro a ser impresso saiu em 1500, e que já em 1512 saiu o manual de wrestling na cor pelo artista alemão Albrecht Dürer.

As tentativas feitas para restaurar os Jogos Olímpicos foram numerosas, mas não foi até 1896 que estavam re-estabelecido pelo Barão Pierre de Coubertin . Após a criação do Comitê Olímpico Internacional em 1894, o desenvolvimento de novas federações desportivas internacionais e comitês olímpicos acelerou. O primeiro Congresso Olímpico ocorreu em 1894 no «la Sorbonne» e decidiu dos dez esportes que seria parte do programa olímpico: atletismo, luta livre, remo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, natação tiro e tênis (veja a minutos de congressos). Durante o torneio de luta livre em Atenas , não havia categorias de peso e todos os cinco concorrentes lutou sob regras semelhantes às do wrestling profissional greco-romano. As partidas duraram até que um dos concorrentes ganharam. Foi autorizada a interromper e retomar as partidas no dia seguinte. O primeiro campeão olímpico - o alemão atleta Schumann - que não era um lutador treinado, também foi o vencedor do salto do cavalo e barras paralelas. Schumann conseguiu bater o campeão Inglês weightlifting Launceston Elliot, que era mais pesado do que ele, executando um bloqueio corpo rápidas e precisas.

Em Paris, em 1900, e para esta ocasião única na história dos Jogos Olímpicos modernos, os Jogos não inclui em seu programa de luta livre, mesmo se, ao mesmo tempo, profissional de wrestling estava em sua melhor forma no Folies Bergères e os Casino de Paris.

Professional Wrestling

Wrestling profissional começou em França por volta de 1830 . Lutadores que não tinham acesso à elite wrestling, trupes formadas que viajou por toda a França mostrando seu talento. Lutadores, portanto, freqüentado expositores de animais selvagens, equilibristas e mulheres barbadas. Showmen apresentado lutadores com nomes como "Edward, o comedor de aço", "Gustave d'Avignon, o osso wrecker", ou "Bonnet, o boi dos Alpes baixo" e desafiou o público a derrubá-los por 500 francos. Em 1848, Francês showman Jean Exbroyat criado troupe os lutadores primeiro moderno 'circo e estabelecida como uma regra para não executar mantém abaixo da cintura. Ele nomeou este novo estilo « Wrestling mão espalmada ». Após a morte de Mr. Exbroyat em 1872, o Sr. Rossignol-Rollin advogado de Lyon assumiu a direção desta trupe e logo foi notado por sua habilidade para fazer propaganda, para «arranjar» partidas e recompensar os lutadores em nome da audiência.

A influência francesa estendida para o Império Austríaco húngaro, a Itália, a Dinamarca e à Rússia e ao novo estilo circulou sob o nome de luta greco-romana , wrestling clássico ou de luta livre francesa. Jogos de wrestling profissional foram, assim, organizada em toda a Europa com programas variável e regras de concorrência de acordo com o gosto de lutadores, dos gestores e da platéia. Em 1898, o francês Paul Pons , também chamado "Colossus", foi o primeiro Campeão Mundial Professional pouco antes do polaco Ladislau Pytlasinski. Alguns outros campeões grande sucesso dele, como o turco Ahmed Kara (o Monstro do leste), o búlgaro Petrov Nikola (o leão dos Balcãs) ou o russo Ivan Poddoubni (o Campeão dos Campeões).

No final do século 19, wrestling profissional foi a mais no esporte voga na Europa, mas começou a se degradar de 1900 por causa dos jogos de pré-arranjado, o anúncio de falsificação, falsas vitórias e nacionalidades falsas dos concorrentes. A redescoberta do amadorismo olímpico incentivou a criação de vários clubes e escolas que terminou wrestling profissional fora. No entanto, do ponto de vista histórico, wrestling profissional tem seus méritos indiscutíveis. Competições contribuído para tornar a luta mais popular, o aspecto físico de lutadores serviu de modelo para os homens jovens e do sistema de formação permitiu clubes wrestling amador para rapidamente se tornar mais estruturado.

Olímpicos modernos Wrestling

Em 1904, luta livre foi introduzido pela primeira vez durante o St. Louis Jogos e só foi disputado por lutadores americanos. Foi somente durante os Jogos Olímpicos de quarta, realizada em Londres em 1908 que as competições foram organizadas para ambos os estilos. No Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, luta livre foi mais uma vez ausente do programa e glima competições (islandês wrestling) foram organizados. Combates de luta livre teve lugar em três esteiras ao ar livre. Que durou uma hora, mas finalistas lutou sem limite de tempo. A partida que enfrentou o lutador finlandês Alfred Johan Asikainen eo russo Martin Klein durou 11 horas e 40 minutos e aparece no Guinness Book of Records. Ambos os lutadores, tendo a mesma pontuação, foram separados por dois períodos de três minutos de luta livre do solo. O russo finalmente derrotou o finlandês que pesava oito quilos (17,64 libras) mais do que ele. Esgotada por este jogo, Martin Klein não poderia bater o sueco Johansson, que ganhou a medalha de ouro para os 75 quilos (£ 165,35).

A partir desta data, e encorajada pela recém-criada Federação Internacional, wrestling desenvolvidas em cada país. Países do norte da Europa mantida durante muitos anos o monopólio da luta greco-romana, enquanto luta livre foi amplamente dominado pelo Inglês e os americanos. Em Amsterdã, em 1908, o egípcio wrestler Ibrahim Mustafa foi o primeiro lutador Africano a ganhar um título olímpico. Os japoneses Shohachi Ishii ganhou o primeiro título asiáticos nos Jogos Olímpicos de Helsinki, em 1952. Numerosas lendas moldaram a história da luta livre ao redor do mundo e seria impossível enumerá-los. No entanto, quatro lutadores mudou profundamente a história da moderna Jogos Olímpicos ao conquistar três títulos olímpicos: o sueco Carl Westergren (luta greco-romana em 1920, 1924 e 1932), o sueco Ivar Johansson (greco-romana e luta livre em 1932, e freestyle wrestling em 1936), o russo Alexandre Medved (freestyle wrestling em 1964, 1968 e em 1972) eo russo Alexandre Karelin (em 1988, 1992 e 1996). Depois de obter seu terceiro título, Alexandre Karelin decidiu conquistar seu quarto título nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, mas para a surpresa geral, ele foi espancado pelo lutador americano Rulon Gardner. Em 2002, durante o Campeonato Mundial realizado em Moscou, FILA recebeu o título de Melhor Wrestler do século tanto para os russos: Alexandre Medved (para o freestyle wrestling) e Alexandre Karelin (de luta greco-romana), oferecendo-lhes o colar de ouro FILA, prêmio geralmente reservada para chefes de Estado.

Cem anos após a introdução da luta livre no programa olímpico, mundial de luta livre entrou numa nova era com o reconhecimento da luta livre feminina como uma disciplina olímpica, por ocasião dos Jogos de Atenas em 2004. Esta decisão faz parte da política do COI, que visa estabelecer a igualdade no desporto, e legitimou os esforços envidados pela FILA para sustentar o desenvolvimento da luta livre feminina, desde o final dos anos 80.

Fonte FILA

Nenhum comentário:

Postar um comentário