Pesquise aqui

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Luta corporal indígena


Prova: As lutas corporais são realizadas por homens e mulheres, e o esporte está inserido na cultura tradicional dos povos que o praticam, os povos indígenas: Xinguanos, Bakairi o Huka Huka e os Xavante, de Mato Grosso. Os Gavião Kyikatêjê/Parakatêye, do Pará praticam o Aipenkuit e os Karajá praticam o Idjassú. Esse esporte foi inserido nos Jogos desde a primeira edição, como apresentação. O desejo de se realizar uma competição de lutas corporais nos Jogos é grande, mas é muito improvável devido à grande diversidade de estilos de luta e técnica Algumas etnias lutam em pé, outras ajoelhadas no chão, como o Huka Huka. Por isso, fazem-se apenas demonstrações das lutas existentes na cultura indígena brasileira.

Histórico: A luta corporal dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, de Mato Grosso, o Huka Huka, inicia com os atletas ajoelhados. Começa quando o dono da luta, um homem chefe, caminha até o centro da arena de luta e chama os adversários pelo nome. Os lutadores se ajoelham girando em circulo anti-horário frente ao oponente, até se entreolharem e se agarrarem, tentando levantar o adversário e derrubá-lo ao chão. Os Karajá do Tocantins já possuem outro estilo, pois os atletas iniciam a luta em pé, se agarrando pela cintura, até que um consiga derrubar o outro ao chão. O atleta vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. Os Gavião Parakateyê, PA, e os Tapirapé e Xavante de Mato Grosso, têm uma certa semelhança no desenvolvimento das lutas com os Karaja. Não existe um juiz tradicional para essa modalidade, e sim um observado/orientador indígena que seria chamado de dono da luta, cabendo aos atletas, reconhecer a derrota, vitória ou empate. Não há prêmio para o vencedor da luta em todas etnias praticante deste esporte. Há reconhecimento e respeito.

Fonte FUNAI

2 comentários:

  1. A apresentação de indígenaa calçando meias tem sido mínima. Parece que esse costume tende a desaparecer quando deveria ser criativo e ter seu aumento crscente.que estará havendo?

    ResponderExcluir
  2. olha, eu também não sei. Um dia pretendo ir pessoalmente saber mais.

    ResponderExcluir